O MARKETING APLICADO AO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL

O MARKETING APLICADO AO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL
“…fotografias boas já quase toda a gente faz. Nós temos de fazer fotografias excepcionais”
“Há uma hora de partida mesmo quando não há lugar certo para ir” Tenesse Williams
Nunca é tarde para darmos uma volta á nossa vida e começar tudo de novo, se necessário. O tempo é de crise e devemos aproveitar este tempo para reformular a nossa vida e questionar tudo.
A tendência actual é que perante a crise é de baixarmos os preços e entrar numa zona concorrencial onde existe uma multidão a mover-se. Faz-me lembrar um lago que começa a secar no verão e onde não há espaço viver e comer para todos os crocodilos. Chega uma altura em que os animais se comem uns aos outros.
Os tempos que correm para os fotógrafos são de destacarem-se perante o incremento da fotografia digital acessível a todos. Quantos de nós não fotografámos casamentos em que está sempre um convidado “cromo” ao nosso lado aproveitar os nossos ângulos ou um amigo que fotografa o casamento e dispensam o fotógrafo.
Temos que valorizar o nosso trabalho e isso passa pelos preços que damos mas também pela nossa permanente actualização . Temos que ser diferentes e melhores. Porque fotografia boas já quase toda a gente faz. Nós temos que fazer fotografias excepcionais.
A criação de um site em que mostremos ao potencial cliente a nossa arte, a nossa permanência nas redes sociais, a aposta no nosso nome como uma marca de prestígio.
O contacto com outras pessoas “networking” como forma de abrir o nosso leque de potencias clientes feito de uma forma não agressiva é o caminho que o Fotógrafo/Empresário tem de correr.
Fazer wokshops e cursos de fotografia com os melhores fotógrafos em áreas que vão desde casamantos, passando pela moda e pelo Photoshop. Temos também recursos infindáveis para aprender na internet, através de sites, blogs, do you tube, etc.
Existe também uma parte importante que os fotógrafos profissionais têm que valorizar: a componente ética. A ética não é só termos os impostos em dia, mas não dizermos mal dos outros colegas de profissão e cumprirmos o contrato com o cliente escrupulosamente. Não se esqueça que o melhor marketing é o de um cliente satisfeito. Um cliente satisfeito diz bem de nós e recomenda-nos a outros potenciais clientes.
Há um excelente fotógrafo meu amigo que diz que a fotografia de casamentos deve ser encarado como um “artigo de luxo”, mas para valorizarmos o nosso trabalho como um “artigo de luxo” temos que fazer um trabalho irrepreensível que passa por um contrato feito e assinado pelo fotógrafo e o cliente, dar-mos o melhor no nosso trabalho e a apresentação dos nossos trabalhos e álbuns. O meu lema é “A fotografia é uma jóia, o álbum um tesouro”.
Jorge Alves, Fotógrafo Formador