A Regra dos Terços e a Composição Fotográfica


A Regra dos Terços e a Composição Fotográfica

O que diferencia os Bons Fotógrafos dos Excelentes é como estes últimos apreendem e utilizam a composição fotográfica assim como também a sua criatividade, persistência e domínio da técnica.

Daí a utilização da “regra dos terços” e as regras da composição fotográficas são um passo importante para o sucesso estético de um enquadramento.

A “regra dos terços” usados na pintura, fotografia, cinema e artes gráficas são um passo importante

Imagine no LCD, no visor da máquina ou na sua tela de pintura quatro ponto de intersecção da imagem. São os pontos de maior interesse numa imagem. As linhas que convergem nesse ponto também são importantes porque conduzem o olhar a essa área da imagem. Os nossos olhos vão naturalmente para aí. Por vezes é aqui que se diferencia uma imagem banal de uma excelente imagem.

Depois temos as linhas horizontais, verticais e diagonais que são elementos poderosos numa imagem e conduz o espectador pela fotografia.

As linhas horizontais são usadas para distribuir espaço, harmonia, estabilidade e descanso. As linhas verticais produzem poder, força e determinação. As linhas convergentes são importantes para produzir pontos de interesse, dão ideia de prespetiva e criam dinâmica. As diagonais ajudam a percorrer o nosso olhar pela imagem.
Nota da imagem: Regra dos terços, vendo-se quatro pontos de intersecção. Uma imagem tem mais força nesse ponto de intersecção. Imagem de Jorge Alves a Artista Plástico Jayr Peny
Nota da imagem: “As linhas horizontais são usadas para distribuir espaço, harmonia, estabilidade e descanso.”
Ansel Adams
Lake MacDonald,
Glacier National Park
1942
Nota da imagem: “As linhas verticais produzem poder, força e determinação.”
LENI RIEFENSTAHL
Olympia Album, 1936
Imagem de Jorge Alves a Artista Plástico Firmo Silva
Nota da imagem: “As linhas convergentes são importantes para produzir pontos de interesse, dão ideia de prespetiva e criam dinâmica”
Jorge Alves
Fotógrafo e Formador