Esqueça o passado!
Muitos de nós temos tendência para nos focarmos no que
correu mal no passado, as nossas frustrações,traições, erros, atitudes. O
passado é, ao contrário, fonte de aprendizagem.
Um meio extremamente
valioso para não corrermos os mesmos erros. O passado, como o de toda a gente,
tem fatos negativos e positivos. É assim a vida!
Também não deveríamos ter uma atitude nostálgica em relação
ao pretérito. A hora é de caminhar em frente e de positividade perante o futuro
para que desfrutemos com alegria e felicidade o prazer de fotografar o que de lindo
o mundo nos dá.
Devemos olhar para o
passado, sim mas para vermos as grande
lições de motivação e empenho que nos deram os Mestres: Victor Palla, Gerard
Castello Lopes, Nuno Ferrari, Eduardo
Gageiro, Cartier Bresson, Helmut Newton,
“Uma grama
de acção vale uma tonelada de teoria” Frederic Engels
Uma pergunta por vezes podemos fazer: Se estes conseguiram
porque nós não o fazemos?
É verdade que há pessoas que nasceram ricas e, por
conseguinte, com uma grande rede de contactos. O que há partida é uma enorme
vantagem.
No entanto também é verdade que tudo o que é oferecido de
bandeja nem sempre é bem aproveitado. E o facilitismo leva, por vezes, ao
desânimo e à inactividade.
Portanto se não nasceu numa família rica não se queixe. Se nasceu
no seio de uma família humilde isso não é (come vemos) razão para desanimar.
Porque o prazer está no caminho para o sucesso.
Formação e
mudança
Para fazermos algo bem temos que ter autoconfiança e ela só
se adquire com aprendizagem. Por isso é importante o associativismo, a formação
e a troca de experiência com os nossos colegas e amigos.
Para haver mudança é preciso que haja novas de atitudes e
inovação. Também é importante, por vezes, pararmos para analisar e vermos as
coisas de outro ângulo.
Será que posso ser
inovador com o meu trabalho? É este tipo de fotografia que de fato gosto? É
este tipo de produto que é o indicado para me sustentar e à minha família?
É importante “sairmos de nós e olharmos-nos” numa outra
prospectiva para sabermos o que fizemos de errado até hoje.
Um bom designer para ser criativo pressupõe-se que tenha
conhecimento, que tenha um background, que tenha um percurso, uma escola.
O fotógrafo da mesma maneira deverá possuir conhecimentos
técnicos, continuar praticando, estar sempre pronto a aprender e depois
“deixar-se à mercê da inspiração”.
E, se nós, fotógrafos, nos pensarmos
como uma marca?
Muitos de nós conhece o fotógrafo de casamentos famoso que
dá pelo nome de Jerry Guions e os dinâmicos e talentosos fotógrafos portugueses, Daniel Ferreira e Hélio Ferreira - Profoto, Rui Teixeira, que deram o Workshop
de Casamentos da “AaZ” no norte e em Lisboa.
Estes fotógrafos fazem uma gestão muito cuidadosa do seu
trabalho e do seu nome.
Eles são uma marca e o seu nome é desejado por muitas noivas
no mundo ou em Portugal, conforme o caso. Quando alguém vai casar não pede um fotógrafo, pede Jerry Guions.
Estes e outros fotógrafos famosos usam os seus nomes como marcas graças a seu
carisma e à qualidade do seu trabalho.
As pessoas não contratam um fotógrafo. Contratam “aquele”
fotógrafo!
Porquê?
Porque “aquele” fotógrafo é a promessa que o trabalho irá
ser feito com qualidade e paixão, para além do prestígio de ter “aquele”
fotógrafo no seu casamento.
O nome desse fotógrafo é uma marca, como tal, a promessa de
um trabalho com muita qualidade.
“A melhor maneira de
seres seguido é correr mais depressa que os outros” Francis Piabia
Para
promover o nosso serviço há sempre várias iniciativas que podemos fazer:
1) Estarmos sempre actualizados e com humildade para
aprender;
2) Tentar sempre dar o seu melhor;
3) Responder sempre atempadamente aos mails ou mensagens e devolver sempre o telefonema e prestar sempre um excelente serviço;
4) É importante receber as reclamações e sugestões com cordialidade. É preferível o cliente reclamar e semostre fiel do que não diga nada e se afaste:
5) Tentar ver sempre a necessidade do cliente.
2) Tentar sempre dar o seu melhor;
3) Responder sempre atempadamente aos mails ou mensagens e devolver sempre o telefonema e prestar sempre um excelente serviço;
4) É importante receber as reclamações e sugestões com cordialidade. É preferível o cliente reclamar e semostre fiel do que não diga nada e se afaste:
5) Tentar ver sempre a necessidade do cliente.
É Muito importante a motivação e
definirmos as nossas metas, os nossos objectivos e pensarmos: Como eu quero
estar daqui a 5 anos?
“ "Suba o primeiro de grau com fé. Não é necessário que veja toda a
escada” Martin Luther King.
É importante não desiludir. Como
lemos atrás é importante cumprir sempre as nossas promessas, sermos honestos e
transparentes e aliarmos a isto a qualidade do nosso trabalho.
Manter a fase de crescimento
É importante, para nos mantermos em crescimento como
fotógrafos que estudemos o trabalho de quem nos serve de referência, que
pesquisemos, que nos actualizemos.
Por mim gosto imenso de dar aulas porque isso me obrigará
para aprender com os alunos e ouvir a juventude.
Para que haja crescimento também é importante que se
observe algumas regras básicas:
1 Encontre
novos mercados e novas tendências.
2 Por vezes é importante “perdermos tempo” na internet e observar como está a nossa concorrência. Isto deve ser feito com todo o respeito e ética para com os nossos colegas e se necessário haver um espírito de entreajuda com aqueles que estão de boa fé.
2 Por vezes é importante “perdermos tempo” na internet e observar como está a nossa concorrência. Isto deve ser feito com todo o respeito e ética para com os nossos colegas e se necessário haver um espírito de entreajuda com aqueles que estão de boa fé.
3 Cumprir
objectivos delineados por nós próprios e crescermos. Não ficar estático e
comprometer a mudança.
4 Melhorar
sempre o serviço que oferecemos.
5 Sermos
honestos e transparentes.
6 Dar
sempre todo o nosso melhor na qualidade do serviço que prestamos.
É muito
importante pertencer a uma
Associação de Fotógrafos como a APPImagem. Pois só unidos conseguimos fazer
face às adversidades, mantermos actualizados e partilhar as nossas experiências
e ideias com os nossos parceiros. Porque há sempre quem nos queira ajudar.
Baseado no livro: "Marketing Pessoal"
Jorge Alves
Fotógrafo e
Formador
www.jorgealves.net
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