Sucesso, Marketing Pessoal e Motivação para Fotografos

     

     Esqueça o passado!


     Muitos de nós temos tendência para nos focarmos no que correu mal no passado, as nossas frustrações,traições, erros, atitudes. O passado é, ao contrário, fonte de aprendizagem.
     Um meio extremamente valioso para não corrermos os mesmos erros. O passado, como o de toda a gente, tem fatos negativos e positivos. É assim a vida!
     Também não deveríamos ter uma atitude nostálgica em relação ao pretérito. A hora é de caminhar em frente e de positividade perante o futuro para que desfrutemos com alegria e felicidade o prazer de fotografar o que de lindo o mundo nos dá.
     Devemos olhar para o passado, sim mas para vermos as  grande lições de motivação e empenho que nos deram os Mestres: Victor Palla, Gerard Castello Lopes, Nuno Ferrari,  Eduardo Gageiro,  Cartier Bresson, Helmut Newton,

    “Uma grama de acção vale uma tonelada de teoria” Frederic Engels

     Uma pergunta por vezes podemos fazer: Se estes conseguiram porque nós não o fazemos?
      É verdade que há pessoas que nasceram ricas e, por conseguinte, com uma grande rede de contactos.  O que há partida é uma enorme vantagem.
      No entanto também é verdade que tudo o que é oferecido de bandeja nem sempre é bem aproveitado.  E o facilitismo leva, por vezes, ao desânimo e à inactividade.
      Portanto se não nasceu numa família rica não se queixe. Se nasceu no seio de uma família humilde isso não é (come vemos) razão para desanimar. Porque o prazer está no caminho para o sucesso.

    Formação e mudança

     Para fazermos algo bem temos que ter autoconfiança e ela só se adquire com aprendizagem. Por isso é importante o associativismo, a formação e a troca de experiência com os nossos colegas e amigos.
     Para haver mudança é preciso que haja novas de atitudes e inovação. Também é importante, por vezes,  pararmos para analisar e vermos as coisas de outro ângulo.
      Será que posso ser inovador com o meu trabalho? É este tipo de fotografia que de fato gosto? É este tipo de produto que é o indicado para me sustentar e à minha família?
     É importante “sairmos de nós e olharmos-nos” numa outra prospectiva para sabermos o que fizemos de errado até hoje.
     Um bom designer para ser criativo pressupõe-se que tenha conhecimento, que tenha  um background, que tenha um percurso, uma escola.
     O fotógrafo da mesma maneira deverá possuir conhecimentos técnicos, continuar praticando, estar sempre pronto a aprender e depois “deixar-se à mercê da inspiração”.

    E, se nós, fotógrafos, nos pensarmos como uma marca?

     Muitos de nós conhece o fotógrafo de casamentos famoso que dá pelo nome de Jerry Guions e os   dinâmicos e talentosos fotógrafos portugueses,  Daniel Ferreira e Hélio Ferreira - Profoto, Rui Teixeira, que deram o Workshop de Casamentos da “AaZ” no norte e em Lisboa.
     Estes fotógrafos fazem uma gestão muito cuidadosa do seu trabalho e do seu nome.
   Eles são uma marca e o seu nome é desejado por muitas noivas no mundo ou em Portugal, conforme o caso. Quando alguém vai casar não pede um fotógrafo, pede Jerry Guions. Estes e outros fotógrafos famosos usam os seus nomes como marcas graças a seu carisma e à qualidade do seu trabalho.
      As pessoas não contratam um fotógrafo. Contratam “aquele” fotógrafo!
      Porquê?
     Porque “aquele” fotógrafo é a promessa que o trabalho irá ser feito com qualidade e paixão, para além  do prestígio de ter “aquele” fotógrafo no seu casamento.
     O nome desse fotógrafo é uma marca, como tal, a promessa de um trabalho com muita qualidade.

     “A melhor maneira de seres seguido é correr mais depressa que os outros” Francis Piabia

    Para promover o nosso serviço há sempre várias iniciativas que podemos          fazer:
         1) Estarmos sempre actualizados e com humildade para aprender;
         2)  Tentar sempre dar o seu melhor;    
      3)   Responder sempre atempadamente aos mails ou mensagens e devolver sempre o telefonema e prestar sempre um excelente serviço;
    4) É importante receber as reclamações e sugestões com cordialidade. É preferível o cliente reclamar e semostre fiel do que não diga nada e se afaste:
  5)   Tentar ver sempre a necessidade do cliente.
É       Muito importante a motivação e definirmos as nossas metas, os nossos objectivos e pensarmos: Como eu quero estar daqui a 5 anos?

“        "Suba o primeiro de grau com fé. Não é necessário que veja toda a escada” Martin Luther King.

          É importante não desiludir. Como lemos atrás é importante cumprir sempre as nossas promessas, sermos  honestos e transparentes e aliarmos a isto a qualidade do nosso trabalho.


Manter a fase de crescimento

     É importante, para nos mantermos em crescimento como fotógrafos que estudemos o trabalho de quem nos serve de referência, que pesquisemos, que nos actualizemos.
    Por mim gosto imenso de dar aulas porque isso me obrigará para aprender com os alunos e ouvir a  juventude.
    Para que haja crescimento também é importante que se observe algumas regras básicas:
     1   Encontre novos mercados e novas tendências.
  2 Por vezes é importante “perdermos tempo” na internet e observar como está a nossa concorrência. Isto deve ser feito com todo o respeito e ética para com os nossos colegas e se necessário haver um espírito de entreajuda com aqueles que estão de boa fé.
 3 Cumprir objectivos delineados por nós próprios e crescermos. Não ficar estático e comprometer a mudança.
   4    Melhorar sempre o serviço que oferecemos.
    5   Sermos honestos e transparentes.
    6   Dar sempre todo o nosso melhor na qualidade do serviço que prestamos.
      É muito importante pertencer a uma  Associação de Fotógrafos como a APPImagem. Pois só unidos conseguimos fazer face às adversidades, mantermos actualizados e partilhar as nossas experiências e  ideias com os nossos parceiros. Porque há sempre quem nos queira ajudar.
      Baseado no livro: "Marketing Pessoal"
         
          Jorge Alves
          Fotógrafo e Formador
          www.jorgealves.net
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