O Nú Na Fotografia

 “O corpo humano é a fonte de quase todas as inspirações. A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela. Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nú uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos. É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem.”

Adriano Cavalcanti de Paula

Desde o começo da História do Homem, o nú é representado como forma de arte. A “Deusa Mãe” da pré-história, passando pelas representações clássicas em esculturas, às pinturas da Renascença. Como tal a fotografia não poderia passar sem uma abordagem, por vezes magistral, a esta representação da natureza que, quanto a mim, deve ter uma abordagem cuidado, não por respeito ao costumes, mas antes por respeito à estética e ao bom gosto. Até porque a representação com cunho castrador pode dar aberrações iguais à representação do nú da idade média ou à inestética da pornografia. “O bom gosto não se discute”.

O nú pode ser uma arte, e para ser arte tem a ver com a forma como tratamos quem se expõe, a maneira como iluminamos, a forma de enquadrar, a complexidade de ser uma tema que deva ser tratado condignamente. Por mim o nú deve ser tratado de uma forma elevada, mas sem preconceitos morais, estéticos ou ideológicos.

A cultura judaico-cristã impos o nú como algo vergonhoso em vez de belo, mas o nú nunca vai sair de moda e não vai ser conceitos puritanos atuais que o vão descredibilizar.” A malícia não está no corpo que se mostra mas na mente que vê”. “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.” (Tito 1:15)

Aliás, na própria Biblia é descrito que o homem e a mulher andavam no paraíso nús, num “estado de inocência”, mas quando quebram a regra descobrem a maldade e com ela a vergonha.

A Fotografia que vos apresento, assim espero, que seja um louvor a mulher, à natureza, à arte e à beleza.



Fotografia de Nú em que usei duas caixas de luz simples (conforme esquema), pus a modelo à vontade, demonstrando-lhe profissionalismo e naturalidade no trato, uma amiga cuidou de dar um toque especial no cetim e no cabelo.


Fotografia:  Jorge Alves

Modelo: Susaninha Sotto-Mayor

Produção: Genny Pita





Jorge Alves

Fotógrafo e Formador