"APONTAMENTOS DE FOTOGRAFIA"
A Fotografia de Moda e o Fotógrafo de Moda
A Fotografia de Moda sempre me fascinou por ser uma das disciplinas mais exigentes, onde o fotógrafo tem que ter um excelente domínio da técnica, sabendo os segredos da luz, aliado a um extremo bom gosto e estética apurada.
Tem de possuir uma grande capacidade de planificação de uma forma irrepreensível pois são sessões que envolvem produtores, editores, directores artísticos, cabeleireiros, maquilhadores, assistentes. Na fotografia é o trabalho mais idêntico a realizador de cinema.
O Fotógrafo de Moda para além dos conhecimentos apurados da técnica e do domínio da luz, tem que se preocupar com o posicionamento dos modelos. Se o penteado está no lugar, se a luz está a incidir no local certo, se o diafragma é o correto, se a velocidade de obturação é a que pretendia, para não haver surpresas, se a/o modelo tem a atitude correcta, se esta/e "seduz" a lente, etc.
O Fotógrafo de Moda tem que saber trabalhar convenientemente em estúdio como exteriores. É um retratista, um paisagista, saber fotografar uma noiva, trabalhar com o flashmeeter, com a s cabeças de flash, com luz contínua, temperaturas de cor, photoshop, reflectores, etc. E todo ao mesmo tempo.
Há é verdade e já agora tem que surpreender!
E quantas vezes lida com modelos pouco experientes que tem que dar sempre a sugestão da pose, do olhar, do posicionamento do corpo e ao mesmo tempo ver se a envolvente de fundo e adereços estão corretos e bem iluminados.
Outro aspecto muito importante é que o Fotógrafo de Moda tem que estar sempre muito atualizado e na vanguarda da arte fotográfica, ser inovador, experimentalista e estar sempre a par das grandes publicações que são referência da moda internacional. Nas grandes capitais da moda, como Milão, Paris, New York e consultar muitas publicações que são autênticas bíblias e motivos de inspiração. Pois, normalmente, trabalha com uma equipa de profissionais de topo. Gente exigente, criativa e vanguardista.
Para vingar no mundo da moda é preciso determinação, humildade, imensa vontade de aprender, planeamento e marketing, muito marketing, para além de compreender que o êxito vem com algumas derrotas…e traições.
Deverá estar sempre pronto a enfrentar a batalha e ter um posicionamento ético perante o trabalho e outros valores. Senão terá uma ascensão imediata mas nunca será consistente.
O Fotógrafo de Moda (não só) tem que ter uma exigente cultura geral do meio, estar a par das tendências da moda, da História da Moda, da História da Arte, estar receptivo às influências do cinema, da literatura, da banda desenhada, das artes plásticas e de toda a história da cultura da sociedade.
Deverá adequar-se convenientemente e aprender a trabalhar com uma equipa de estilistas e de especialistas muitos competentes onde o glamour e a sofisticação são fruto de muito trabalho, profissionalismo, de muita exigência, perfecionismo, planeamento rigoroso e muita responsabilidade.
Sou um fotógrafo generalista porque circunstâncias particulares assim e ditaram. Mas há uma coisa que aprendi na moda. Ao contrário do que se pensa, só vingam verdadeiramente (não ligar ao fogo de artifício) os que são competentes, honestos, éticos e que tratam as pessoas de uma forma correta. Os outros...passam por lá e têm uma carreira, apesar de muito vistosa, curta.
Se tiver o comportamento destes últimos dou um concelho: dediquem-se ao “time sharing “de unidades hoteleiras virtuais e “desampar a loja”.
Ah…podem ainda estarem a tempo(?) de moda(r).
Jorge Alves
Fotógrafo e Formador
www.jorgealves.net
http://jorgealvesfotografia.blogspot.com/
http://www.facebook.com/jorge alves fotógrafo
Artigo publicado na Revista “Novos Talentos” de Março