O Tripé



O Tripé


                                                                 Foto: autor desconhecido
Usar ou não usar tripé? Eis a questão
Este foi sempre o dilema que me acompanhou ao longo da minha vida como fotógrafo
Usar ou não usar tripé?
 Quando trabalhei muitos anos em cinema e vídeo  não havia dúvida pois usava tripé sempre que tinha essa hipótese. O tripé ajuda a dar a este trabalho um toque mais profissional, sem tremeras nem improvisações. No vídeo (ainda hoje) não tenho dúvidas: usar sempre que haja oportunidade.
                                                              Foto: autor desconhecido
Mas, em fotografia?
Fotografia noturna:
Também não tenho dúvidas na fotografia noturna, devemos, sempre que podemos,  usar tripé. Há sempre hipótese de aumentarmos o iso, mas não é a mesma coisa, o ruído aumenta, o enquadramento não é tão cuidado a fotografia não tem aquela alma das exposições longas.
 Fotografia do artista plástico Firmo Silva em que recorri a uma velocidade de obturação baixa para ficar o efeito de luz da laterna. Como tive que usar velocidade de obturação baixa, tive que usar tripé.

Fotografia de retrato ou moda:
Há quem use sempre tripé. Quando tenho um enquadramento já muito pensado e “tenho a fotografia toda na minha cabeça” uso o tripé para me ajudar a composição. Mas em outros casos gosto de andar solto com a máquina pois o tripé prende-nos muito e eu gosto de comunicar, ajudar e posicionar os modelos e de disfrutar  e de comunicar a minha boa disposição e alegria. Pois adoro fotografar interagir com pessoas .
Quando utilizo distância focais superiores a 200 mm uso tripé ou monopé para estabilizar a objectiva ou quando estou a trabalhar já com pouca luz e não quero aumentar o iso.
 
Foto da minha autoria em que tive que usar monopé pois já estava com pouca luz e não queria aumentar o iso.




Fotografia de produtos:
É imprescindível o uso do tripé pois é uma fotografia onde todos os pormenores e a composição contam muito, assim como a luz. É uma fotografia de muita introspeção e paciência onde o tripé é um elemento fundamental. 
                                                              Foto: de Jorge Alves

Fotografia de casamentos:
Nem tenho preocupação de levar o tripé comigo. Pois trabalhamos tanto ao segundo que o tripé é algo que só nos vai atrapalhar. É importante levar luz suplementar  e se necessário, aumentar o iso. Tripé só à noite para uma sessão fotográfica com os noivos, se estes tiverem para aí virados. 
Foto. Jorge Alves. Neste caso foi para um catálogo de vestidos de noiva. Usei tripé para ter cuidado com o enquadramento. Foi um trabalho feito com mais calma e não um verdadeiro stress de dum dia de casamento.

Fotografia de desporto ou vida selvagem
Não é a minha área mas aconselho a levar um monopé porque muitas vezes estamos a trabalhar com objetivas com distâncias focais muito longas e o monopé dá-nos uma precisa ajuda em relação a velocidades de obturação mais baixas, à estabilidade da imagem e ao nosso conforto.
Excelente imagem do fotógrafo português Hugo Machado para a National Geografic

Espero ter ajudado alguma coisa com este pequeno artigo.
Até breve
Jorge Alves
www.jorgealves.net