Como resolver o problema do ruído na Fotografia Digital


Como resolver o problema do ruído na Fotografia Digital


O problema:
A razão de escrever este artigo está relacionado com o fato de fotografias que tirava com cerca de 800 iso apresentarem ruído que para o tipo de trabalho (reportagem social) deixava-me bastante frustrado. Houve um fotógrafo amigo que me avisou desse ruído.  


Foto com iso elevado (fotografia de Jorge Alves)


A solução:

Então fui reler o livro de instruções da minha câmara (o livro de intruções é muito importante, não esquecer!)
As câmaras possuem (nem todas) sistema de redução do ruído devido ao iso alto ou então à exposição prolongada. Selecionei a redução devido ao iso elevado e … resultou!
“A consulta do Manual de Instruções é muito importante”


Um problema:


Isto não é bem um problema mas um facto: as câmaras digitais tem sempre um problema em relação à definição da imagem. Com o sistema ativado de redução de iso elevado este fato da falta de definição acentua-se um pouco.


Como resolver a falta de definição nas imagens digitais:


Todas as fotografias que tiramos com as nossas câmaras digitais tem que passar (obrigatóriamente!) por um programa de edição. Há vários. Usava o ACDSee, mas atualmente uso mais o Adobe Photoshop Lightroom. Usem o que gostarem mais.
Com este programa faço sempre um acerto, principalmente, no ajustamento para clarear ou escurecer, no balanço de brancos e dou sempre um pouquinho de mais definição.



Quais os melhores sensor em relação ao ruído proporcionado pelo ISO?
Todas as câmaras possuem uma sensibilidade ISO ideal. No caso das Nikon(s)normalmente é 200 ISO e nas Canon(s) é de 100 ISO. Tudo o que for acima é controlado pelo processador da imagem resultando no acréscimo de ruído que com sensor FX esse ruído é menor em relação ao sensor DX. Esse ruído é o resultado do “ganho” que o processador confere às imagens e esse processo diminui a qualidade


Imagem fotografada com 800 ISO e com ssitema de redução de ruído na própria máquina. Vê-se uma certa falta de definição na imagem da direita. Por isso devemos dar sempre um pouco de definição num programa de edição.


 


Jorge Alves Audiovisuais
Fotógrafo, Formador, Produção Vídeo
Site: www.jorgealves.net
Membro da Associação Portuguesa dos Profissionais de Imagem